A FORMA da letra revela o "modus vivendis" de quem escreve, suas ações e reações básicas diante do mundo, diante da vida.
    
Se sua letra não se encaixa em nenhum dos modelos abaixo!...está bem, você procura aquele em que mais há semelhança e digamos que você possui, apenas, uma tendência em agir ou reagir deste modo.
 
Caligráfica: Reproduz o modelo escolar. Desejo de ordem, clareza, precisão e organização. Adaptação formal e passiva. Personalidade mais formal e convencional.

Angulosa: Reproduz os "dentes de tubarão". Prredomínio da vontade sobre o sentimento. Firmeza de decisão, objetividade, coragem, constância. Liderança nata, rigidez, alto nível de exigência. Adaptação combativa.
Arcada: Reproduz arcos, é quadrada. Atitudes elaboradas, reflexivas, calculadas. Atitude fechada à interação espontânea. Introversão e reserva. Prudência e reflexão. Forte autocontrole e tendência ao distanciamento.

Curvilínea: É circular e redonda. Adaptação fácil, amabilidade, generosidade. Dotado de qualidades expressivas.
Simplificada: É só o esqueleto da letra. Ponderação e calma. Predomínio da razão sobre as emoções. Simplifica, sintetiza, abrevia. Modéstia e naturalidade.

Tipográfica: Reproduz o "Tipo de Impresa", maiúscula ou minúscula. Preocupação com a forma. Memória visual, valoriza o belo, a organização e a beleza visual. Original, valoriza o artístico. Não mostra seu lado mais íntimo de ser, ocupando-se com a forma, com as aparências.
Guirlanda: Reproduz as "ondas do mar". Maleabilidade, sociabilidade elevada, flexibilidade, receptividade, sensibilidade.

Filiforme: Reproduz "M" em fios. Excitabilidade, versatilidade. Diplomacia, hábil na concordância com gostos, critérios e desejos dos demais.